domingo, janeiro 29, 2012

Prenderam a Rita

A noite era de muita expectativa para o último show da Roqueira Diva, Rita Lee. Ela anunciou dias atrás com muita comoção que último show da sua carreira seria em Aracaju, cidade onde ela já se apresentou inúmeras vezes e com grande público. Até ai tudo bem, se espera uma verdadeira romaria para assistir ao show.

Vamos lá, amigos no carro, partimos para a Barra dos Coqueiros, local do show. Engarrafamento, normal, uma massa se deslocando para o mesmo lugar, nada de estresse, muitas pessoas já estavam no local. Primeiro estranhamento, cobraram R$20,00 para estacionar o carro em um local público, demarcado com uma faixa de contenção, vale ressaltar que o cara tinha um crachá do evento, quando questionado sobre o valor alto e com uma comparação de “no pré-caju cobraram R$5,00, meu querido”, ouço o seguinte texto: “Então volta e estaciona no pré-caju” , a minha vontade foi de passar com o carro por cima dele, mais isso foi coisa que passou bem rápida pela cabeça e foi embora em “milionésimos de segundos.”

Após a saga para estacionar o carro, caminhamos até a arena. Durante o trajeto achei muito estranho a forma como os policiais estavam trabalhando, cara fechada, passando em alta-velocidade pelos pedestres e fazendo muito barulho. Quando passamos entramos na rua que dava acesso ao local do show, um morador queria passar com sua moto pela “barricada” que a polícia montou, para guardar sua moto em casa, os policiais deixaram? Não mesmo, foi um bate-boca danado, até o coitado provar que morava a duas casas da barricada.

Passado esse estresse e sem nenhuma revista, fomos caminhando pela rua, desviando de bêbados, carros com alto-falantes em sua potencia máxima tocando aquele tipo de música gostosa, que não sai do ouvido e monossilábica “sim, sim, sim, sim, não, não, não, não”.

Chegamos à arena do show, vamos comer? Tudo lotado, poucos lugares para comer aquele simples hot-dog, e donos de trailers bastante estressados. Até agora não tinha mais visto policiais no meio da multidão. Rita Lee começa o show, sem nenhum tipo de anuncio, ao menos não ouvi nada.

O ambiente estava tranqüilo, bem familiar, casais e grupos de amigos curtindo aquele que seria um show marcante para o Verão Sergipe. Após 15 minutos de show, a Diva pára tudo e pede que policiais “tenham calma com a molecada, eles só estão fumando um baseadinho”. Os policiais não gostaram, e continuaram com a cena de selvageria contra os fãs da cantora. Não estou defendendo o uso das drogas, só acho que violência não era a melhor maneira para interromper o uso do cigarro.

Voltamos ao show, ela canta seus grandes sucessos e daqui a pouco olha a baixaria outra vez. Desta vem à cantora de 67 anos pára o show por mais de 15 minutos, os integrantes da banda pegam celulares, Ipad e outras tecnologias para filmarem as ações dos policiais, que estavam passando pelo público batendo, para abrirem espaço. Vale ressaltar que ninguém estava a salvo, mulheres, criança e até idosos que curtiam o show, foram agredidos por “esses caras da proteção”.

Fiquei bastante assustado com os fatos e como a polícia sergipana quis resolver o assunto não resolvido do Pré-caju.

Após Rita Lee criticar a ação policial e se exceder nas suas reclamações, os chamando de “cavalos”, “cachorros” e “filhos da puta”, o show volta e os policiais se retiraram da arena, todos os policiais. A arena ficou desprotegida. Terminou o show, e a Rita Lee foi levada a delegacia para prestar depoimento.

O pior disso tudo foram às declarações do nosso governador Marcelo Déda: disse ter testemunhado "um espetáculo deprimente" por parte de Rita. "A polícia não tinha feito nenhum tipo de ação que justificasse [a atitude da cantora]", declarou. (UOL.com.br)


Lógico que ele não viu, estava no camarote oficial, conversando e bebendo um pouco né? Quero ver ele no meio do povão, discreto, levando cacetada daqueles que deveriam proteger.

É uma pena que isto tenha acontecido numa noite tão linda. Famílias inteiras foram embora com a certeza de que eventos como este, seus filhos não poderão mais participar. Os artistas? Que venham, recebam seus cachês e façam a cara lisa de dizer que a cidade é linda e pronto.



2 comentários:

Pretinha disse...

Nossa esse caso deu o que falar viu? Oh confusão essa Rita Lee fez aqui na nossa terrinha. kkk

Bloco do Pijama, você vai?
http://pretapretinhablog.blogspot.com

Garotos Modernos disse...

Hello! adorei eu blog, muito Moderno e sofisticado, mas vim te fazer uma proposta da uma passada no meu blog e se gostar pode segui-lo e comenta-lo que eu logo farei o mesmo beijos...