sábado, abril 30, 2011

Vou de Chapéu-Panamá e Você?

Olá galera, tem coisa mais elegante que um homem usando um bom Chapéu-Panamá? Não tem mesmo, não é? Por isso resolvi hoje falar sobre ele.




Não vou mentir, este chapéu me deixa louco, ele é elegante, bonito e muito confortável. Não deixa a cabeça esquentar e nos protege do sol escaldante do nordeste.

Fui fazendo algumas pesquisas e encontrei algumas informações sobre esse acessório que deveria ser indispensável no guarda roupa de todo homem.

Histórico

O Chapéu Panamá, apesar do nome, origem no Equador antigos. Chapéu tradicionais de algumas tribos, ele aparece na Europa na época da colonização espanhola no início do século XVII.

Em 1855, o Panamá é apresentado na Exposição de Paris, onde inicia uma mania para este chapéu sinônimo de requinte, leveza, estilo.

Em 1906, o Presidente Roosevelt foi fotografado com um dos chapéus usados pelo trabalho equatoriano numerosos sobre a construção do Canal do Panamá (inaugurado em 1915). Daí o nome, Chapéu Panamá, anteriormente conhecido tradicionalmente Paja Chapéu de Palha (Chapéu de Palha).

Desde então, sua reputação continuou a crescer. Tornou-se muito na moda nos últimos anos.

O mais legal é saber como é fabricado este chapéu

Fabricação

A matéria-prima vem de Carludovica palmata palmeira. La paja Paja é a folha. Seleção das mudas, é separar a palma em fibras finas.

Estes são então fervida para remover a clorofila e, em seguida, secas ao sol. Quanto mais fino usado para tecer os famosos chapéus Montescristi até 6 meses de trabalho para um superfino.

Para tecer, usando um molde de madeira a partir do centro da tampa para a asa. Atualmente a maioria dos chapéus Panamá são feitas na região de Cuenca. Tecelagem é tradicionalmente femininas. Esse know-how vai de geração em geração. Então vem, talvez, o dinheiro ou matiz.

A formatação é feita sob a vapor de imprensa Para terminar a costura e toques pessoais. Embora este processo tem-se mantido até hoje ofício. A qualidade do chapéu panamá permaneceu intacto e inimitável.

Olha este vídeo mostrando como é tecido este chapéu.


Algumas formas de usar o Chapéu-Panamá







Gostaram ? Vamos sair de chapéu-panamá minha gente, é muito confortável.




Fonte: http://www.meuchapeupanama.com/


Nenhum comentário: