quinta-feira, dezembro 09, 2010

Vou de Sunga e você?

É meu povo, o verão está chegando, muita gente já está correndo nas esteiras das academias e nos calçadões da 13 de julho e da nossa linda orla. Todo mundo querendo ficar com o corpo sarado para pegar aquela praia e aproveitar ao máximos os dias de sol na nossa linda capital.

Como adoro uma praia e infelizmente estou proibido estou fazendo um tratamento de pele no rosto de aproveitá-la até janeiro 2011, hoje vou começar uma série de posts sobre esses dias quentes, que deixa a gente louco para cair no mar. Mas como cair no mar? Sunga? Bermuda?

Muitos homens não gostam de usar a sunga por mostrar praticamente todos os detalhes do corpo e não gostam de usar a bermuda por deixar uma marca horrível na perna.


Vamos ver algumas opções de sungas para o verão 2011?

Antes precisamos entender um pouco sua história.

Palavra de provável origem africana, "sunga" é mais utilizada por brasileiros. Em alguns estados, como no Ceará, é um substantivo masculino. Em países de português europeu é mais conhecida como calção de banho ou tanga. Nos Estados Unidos e na Espanha, o termo usado para designá-la é "speedo", uma metonímia da marca do principal fabricante nos Estados Unidos, na Inglaterra é conhecido como Swim briefs ao pé da letra significa calção de banho ou cueca de natação.

Seu uso se popularizou na década de 70. Nessa época, seu corte discreto era mais largo e quadrado, assemelhado a um pequeno short.

Já na década de 80, os modelos tornaram-se mais ousados, tornado-se mais justos com o cós mais baixo e o corte mais cavado, deixando as pernas mais à mostra. Ao fim dos anos 90, o corte voltou a alargar e ressurgiu com o nome de sungão, assemelhando-se aos antigos modelos da década de 70. A modelagem ganhou um estilo mais contemporâneos e as laterais deixaram de ser tão cavadas como antes.

A partir dos anos 2000, devido ao avanço da tecnologia esportiva, novos materiais foram desonvolvidos para que a sunga e seus similares diminuíssem a resistência com a água, proporcionando natação mais veloz aos competidores.


Resumindo a história: a sunga foi desenvolvida para suportar, durante horas, o execesso de água, areia e exposição ao sol, sem comprometer a saude intima do homem, pois seus tecidos permitem a respiração da pele, a ventilação e a entrada de luz.


Deu para entender um pouco sobre a sunga? Então vamos aos modelos, que são ao todo 03 estilos: Sungão, tanga e tradicional.

LEMBRANDO
A diferença entre os modelos de sunga é o tamanho da lateral e o modelo ideal para você, vai de acordo como seu corpo e seu gosto.


SUNGÃO

No sungão a barra lateral e mais larga, quem for baixinho meu caso, é bom evitar o sungão, a lateral mais larga deixa com a aparencia mais baixa, pois encurta a perna. Quem tiver as pernas muito roliças, este modelo pode causar desconforto, pois a sunga vai ficar enrolando de encontro com a virilha e pode causar até assaduras. Cuidado que tem um bumbum volumoso, se o sungão tiver cintura baixa, o seu bumbum poderá ficar amostra além de evidenciar a gordura abdominal.


TANGA

Com uma lateral mais fina, a tanga foi um icone nos anos 80 e agora voltou com tudo. Quem for baixinho pode apostar neste modelo, pois favorece a altura, como a lateral é mais fina, não achata a perna, dando uma sensação de amplitude no visual. Para quem não gosta do estilo muito cavado, tem marcas que produzem tangas com modelos menos cavados. Fica a dica então, maixinhos e magros podem usar a tanga, já os gordinhos, é melhor fugir.


TRADICIONAL

O modelo tradicional não é muito largo e nem muito estreito, um modelo super democrático, todo mundo pode usar mesmo. Como sua lateral não é larga demais, os baixinhos podem usar sem comprometer a altura e para quem tem as pernas roliças, este modelo não fica enrolando. Como a cintura dela não é muito baixa, ela ajuda a disfarçar a barriguinha de quem não está em dias coma balança.



Gostou de algum modelo de sunga? Quer comprar?

Em Aracaju temos várias opções de compras além das lojas Fast Fashion, pode correr para as galerias da 13 de julho, todas as lojas de moda masculina estão repletas de sungas, sungões e tangas para agradar a todos.  


Gostaram do post? Ainda teremos mais sobre o VERÃO 2011, aguardem.
Podem comentar ok?

Segue lá no twitter.

@rodolphosandes


Um comentário:

Myke disse...

OI!
Gostei do eu artigo.
Eu prefiro a tanga(speedo), de cintura mais baixa, embora seja alto!.
Abraço