terça-feira, novembro 02, 2010

O CORPO PARA O VERÃO

Olá galera, como já havia prometido hoje irei falar sobre o corpo no verão, isso mesmo, o verão está chegando e junto com ele todas as festas com muita gente bonita e azaração, e você não quer ficar de fora não é?

Antes de começar a pegar no pesado dentro de uma academia, vamos a algumas dicas básicas sobre atividades físicas.

Antes de você colocar seus pés na academia e sua mão no bolso, avalie se realmente a musculação é mesmo para você. A atividade dentro da academia às vezes chega a ser estressante, pois você ficará alguns minutos de sua vida repetindo exercícios, sem nem entender direito o porque daquilo. Então dica nº 1: avalie o que você gosta de fazer.

Se você realmente optou em fazer a musculação então vamos lá.

Procure um ortopedista para fazer uma primeira avaliação articular e um cardiologista para ver como anda essa bomba dentro de você. Caso você esteja com algum problema em um desses setores a atenção deve ser redobrada e na hora de fazer a avaliação física* junto com o profissional de Educação Física da academia lembre-se de informá-lo sobre seus problemas, para que ele na hora de elaborar sua ficha tenha um cuidado especial.



Depois de ficha pronta hora de conhecer a academia. O instrutor irá levar você para um passeio por todos os aparelhos daquele lugar, você provavelmente irá fazer uma série de 12 em cada aparelho para poder entender seus mecanismos (você não lembrará o nome de quase nada ao final deste passeio, isso é fato) e depois irá andar para lugar nenhum na esteira por cerca de 20 minutos.



Na hora de malhar, lembre sempre dos seus limites. Cuidado com o que você ver em volta. Aquele cara que levanta 50 kg no supino reto, já está a algum tempo, ou seja, já tem um treino freqüente e seu está preparado para levantar tal peso, você está começando agora e tenha calma. Antes de começar sua série aqueça seu corpo com uma leve corrida na esteira por cerca de 20 minutos e depois faça um alongamento no grupo muscular que irá trabalhar naquele dia. Por exemplo, se na sua série, no dia A você terá que malhar peito e perna, alongue a musculatura do peitoral e o quadríceps (coxa e região posterior da perna). Depois da série feita, retorne para mais uma sessão de alongamento, dessa vez mais leve para não causar lesões e evita também que você fique com o aspecto de robô, todo durão. Caso você tenha que sair da academia para o trabalho espere o corpo esfriar para tomar uma ducha, não molhe o corpo ainda quente, pois poderá ter um choque térmico e os músculos continuam trabalhando mesmo depois do exercício.



Esteira já. Se você quer perder uns quilinhos que estão a mais e ganhar massa muscular, não dispense do seu treino atividades aeróbicas (corrida, natação, caminhadas, pedalar, etc.) e não fique só puxando ferro. Além de ajudar a dar aquela secada na pança, te dar mais fôlego para encarar horas atrás do trio elétrico, ou se esbaldar na pista daquela mega festa que só acontece no verão.



Água, o solvente universal. Durante seu treino e sua corrida, sempre faça uso de água ou algum isotônico para repor os sais e nutrientes que perdemos durante a atividade física. Antes de colocar a roupa para malhar, se alimente bem, coma frutas, iorgute e pães naturais, eles te ajudam com a glicose e fibras necessárias para o desgaste da atividade física.



Aproveite essas dicas e comece a esculpir o corpo para verão, que as gatinhas irão adorar.



*lembre-se de fazer avaliação física a cada 03 meses para uma melhor eficácia no seu treinamento.

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