segunda-feira, maio 19, 2008


















TRAMA - CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA

O que significa uma avaliação de um trabalho do ponto de vista técnico?


Eu aceito que a pessoa designinada para tarefa, era extremamente capaz de fazê-la, mas o meu questionamento é a forma que a avaliação foi feita sem ao menos perguntar de onde nós surgimos, ou para onde queremos seguir e o ponto ao qual almejamos.





Fico triste em saber que o meu trabalho não agradou a todos, mas digo do fundo do meu coração que marcas devem ser seguidas! Ao meu ver "fluxo livre" a partir do momento em que é coreografado passa a ser uma marca. Se em determinado momento um coreógrafo diz aos seus bailarinos: "agora vocês irão improvisar!" e esse improviso passa a ser uma parte da coreografia, o improviso deixa de ser "livre" e passa a encaixar-se em uma forma, uma marca.





As marcas são necessidades estéticas em que o coreógrafo recorre para ter em seu trabalho uma limpeza visual e oferecer ao público uma harmonia em cena e que não é uma propriedade exclusiva do Ballet Clássico.

Marcas são universais.

Nenhum comentário: